terça-feira, 6 de maio de 2008

Quem me controla?

Depois de terminar a minha última participação especial, com entradas ao vivo diretamente da praça Pedro II, o Cristhian já tinha ido embora e eu estava subindo pelas tamancas, doida de fome e morrendo de vontade de ir pra casa tomar um banho, doente de ódio do motorista que simplesmente estava duas horas atrasado quando, literalmente do nada, surge aquela pessoa estranha:

- Ei, pra que essa agonia? Sabe porque você esta roendo as unhas? Ansiedade!

Na hora eu jurava que era um assalto e, por segundos fiquei pensando como pedir ou implorar pra o mencionado ser não levar o meu chip...
Foi quando ele começou a falar que eu não precisava ficar assim agitada porque as coisas só aconteceriam no tempo certo.

Até então eu não tinha nem olhado direito para o cara já que minha preocupação era localizar a logomarca no carro da rádio que deveria me pegar e não chegou.
Ele notou a minha ansiedade e começou a falar “calma, tenha calma”, respire, olhe pra mim...”
Eu obedeci e respirei bem fundo. Ai ele perguntou:

- Alguém te cobrou alguma coisa por isso?
- Não – respondi.
- pois é. Isso é vida!

Na hora eu corei, fique desnorteada com aquela resposta. E ele notou.

Ele então começou a falar sobre ego e perguntar se eu sabia do que se tratava. Na minha surpresa não conseguir dizer sequer uma palavra, quanto mais explicar o que era ego.

Ele ficou ali falando por algum tempo sobre como o nosso ego luta contra nós e o quanto nos desgastamos pensando em coisa inúteis e imaginando coisas terríveis que nunca vão acontecer, falou ainda na importância de curtir o momento, ajudar as pessoas e aceitar que muitas coisas vão continuar a acontecer independente de nossa presença e que podemos simplesmente escolher fazer parte ou não delas.

Depois desta e de muitas outras palavras eu já nem olhava mais para a rua e tinha naquele moço a minha atenção colocada. Eu já não estava nervosa e nem apressada estava quase tão calma e serena quanto ele, comecei a pensar que não tinha mesmo nada melhor pra fazer na vida do que estar ali. E ele completou.

- Ta vendo, a minha calma já te contagiou. E quer saber mais: quem controla os outros é líder, mas quem controla a si é supremo!

Enquanto ele ia embora, sem me pedir absolutamente nada em troca, me deixava muito calma e controlada, então eu percebi que acabava de ganhar um grande presente e sentia a necessidade de agradecer..

Agradeci ao moço e perguntei:

-Seu nome?

- Bartolomeu. É músico, gosta muito de ler e só.

De certo não estou sendo nem próxima de ser fiel ás palavras daquele homem tão livre que me dedicou uma parte de sua vida e, com certeza, salvou a minha noite. Mas o que quero deixa registrado é que por alguns momentos ele conseguiu me fazer refletir sobre a minha vida. Afinal, quem me controla?

Um comentário:

  1. Eu provavelmente ia ter ficado mais estressada com esse entrosamento todo...

    ResponderExcluir