quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Um conto de natal: eu, a Lili e o Mário

Eu já disse que odeio a internet??? Pois eu ODEIO!!!!

A minha última grande mágoa foi com a rede de computadores foi a ameaça de uma tradição de anos...


Desde que nos conhecemos, eu e Lili costumávamos ir juntas entregar as cartinhas com os pedidos de presente ao Papai Noel. Na verdade todo o processo de preparativos para o natal era uma tradição. Eu, Mário e Lili escrevíamos as cartas, tirávamos fotos com o velhinho, fazíamos compras, arrumávamos a árvore e montávamos o presépio...

- Tia, escreve aí pra Papai Noel que eu quero um ursinho verde.
- Verde Lili, mas por quê verde???
- Pra não misturar com os outros que eu já tenho, tia. Papai Noel não tem urso verde????
- Não sei, Lili. Só perguntando mesmo. Mas e se não tiver verde???
- Pode ser azul. Ele tem azul, tia???

E assim eu ia escrevendo as cartas a Papai Noel, sempre tentando ao máximo facilitar o trabalho do “bom velhinho”.Às vezes era mesmo impossível.

- Tia, Papai Noel vem pelo céu???
-Vem sim, Lili, em seu trenó puxado por renas
-E como é o nome da estrela que tem rabinho, tia?
-Cometa, Lili. Por que?
-Tia, então escreve ai na carta que eu quero um par de cometas.
-Quer o que, Lili?
- Um par de cometas, tia.
- E pra que você quer um par de cometas, boneca?
- Pra usar como brinco, tia. E Papai Noel já pega no caminho, né!
- Achar dois cometas vai ser difícil. Pode ser outra coisa?
- Ai, tia, então diz pra ele trazer mesmo um par de estrelas.

O certo é que no início eu me sentia importante porque ela sempre precisava de mim para escrever as dezenas de cartas, depois ela mesma as escrevia, mas íamos juntas entregar as cartinhas ao Papai Noel, no Shopping.

Quando eu e o Mário saíamos às compras de natal, escolhíamos juntos o presente da Lili e aproveitávamos a oportunidade para falar sobre a menina, contar as novidades...
Este ano foi diferente. Mario me ligou pra combinar a data das compras e eu perguntei se a Lili já havia decidido o que gostaria de pedir a Papai Noel.

- Ela já escolheu, sim. Já mandou o pedido.
-Como é que é? Vocês foram sem mim? Por que não me chamaram antes???
- Não, você não entendeu! ELA já escolheu, ELA já mandou, ELA escreveu um e-mail pra Papai Noel.

Com esta explicação o placar abriu com um a zero para a Lili.

Claro que eu fiquei arrasada!Minha amiguinha não precisaria mais de mim pra nada, nadinha no natal: nem pra escrever as cartas, nem pra entregá-las ao bom velhinho... Ao menos pra comprar os presentes, pensei.
- Tá, mas e aí, o que ela pediu???
-Pois é, também não sei. Ela não disse nadinha. O que vamos fazer pra acertar o presente este ano???
Marquei de encontrar-los mais tarde.
Assim que cheguei Lili me deu logo o nosso “tradicional abraço-de-quebrar-costelas” (tradicional até quando a internet inventar o abraço-de-quebrar-costelas virtual).
-Recebeu meu cartão virtual, tia?
-Recebi, Lili. Muito lindo!!!
-E aí, pronta pra ir entregar a carta de Papi Noel?
-Hi, tia. Já mandei por e-mail.
- E-mail? Você não acha arriscado, Lili?
- Arriscado por que, tia?
- Por e-mail você não tem como saber se ele recebeu.
- Claro que tenho! Eu pedi confirmação de recebimento.

Placar: dois a zero pra Lili. Mas eu não desisti!

- E como ele vai fazer pra saber o endereço de entrega se não tem no e-mail?
- Mas tia, todo ano ele vem. Já sabe o caminho.

Três a zero: Nocaut!

Depois ela ficou séria, entrou, falou alguma coisa com o Mário e voltou.
- Sabe, tia, acho melhor a gente ir a shopping falar com Papai Noel.
Ela subiu as escadas correndo como sempre.
- É mesmo, e por quê? Gritei.
-Espera que e vou me arrumar.
Eu fiquei extremamente curiosa pra saber o que ela tinha perguntado ao Mário.
-E então, meu amigo, o que ela perguntou?
- Como e em quanto tempo eu receberia os livros que pedi pela Internet.
- E o que você respondeu?
- Expliquei que receberia por sedex, mas que ainda não os tinha recebido porque os correios estão em greve!
Boa, Mario! Tudo bem, a Lili queria confirmar a forma de recebimento de seu presente de natal com Papai Noel.

Pensei um pouco e resolvi jogar com as “armas inimigas”.
Quando a Lili desceu, toda arrumadinha, com bolsa, batom e porteirinha de fora, perguntei:
- Lili, o e-mail que você mandou a Papai Noel ainda está na pasta de enviados?
- Acho que sim, tia, por quê?
-Você pode encaminha uma cópia pra mim? Eu ainda não mandei a minha carta e não tenho o e-mail do Noel. Aproveito e vejo o modelo da sua.
- Tá, tia, quando a gente chegar, eu mando. Agora vamos que eu preciso entregar uma cópia do e-mail para Papai Noel com o meu endereço e pedir pra ele não mandar a minha Barbie princesa por sedex porque os correios então em greve.
Eu e o Mário sorrimos aliviados!
No caminho ela disparou.
- Tia, se a senhora for mandar uma carta ou um e-mail pra Papai Noel, dá pra dizer que eu fui uma boa menina???
Ela deu um sorriso gostoso cobrindo com a mão a linda porteirinha.

A tradição estava salva!!! Ao menos por enquanto.

Como estas crianças crescem rápido!!!!


A Porteirinha!


Sete anos já fizeste quando fui te visitar

Fiquei encantado a olhar

Com o sorriso que me deste.

Uma linda porteirinha em teus dentes de rato.

Mas nem deves ficar tristeDeixa de lado o recato, deves até tirar um retrato assim...

Lindamente fará bem toda a gente.

Num mundo tão mascarado, o sorriso mais sincero o sorriso desdentado.


Mario Quintana

4 comentários:

  1. Eu num gosto de Natal:/ Mas tô adorando tuas histórias com a Lili:)

    ResponderExcluir
  2. euehuehe!! a tradição ficou salva né... o tempo passa rápido demais... vamos se ligar nessa! hihih

    bjos p lili e p fábia!

    ResponderExcluir
  3. Prima tu tá convivendo muito com a Flavinha, o juízo tá começando a igualhar com o dela (calma , isso é elogiando as duas) kkkk

    Amo.

    ResponderExcluir