quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Mais uma de Natal

Comemoração em família


Eu nunca gostei muito do Natal (aqui falando da época do ano e das festas, nada religiosos!), mas na minha família a data era sempre comemorada com uma grande festa na casa de alguma tia (geralmente da tia que, por não ter filhos, mantinha a casa sempre limpa e muito bem arrumada, ao menos até a hora da festa).

Para as crianças o Natal era sempre um momento de muita folia. Os primos mais novos corriam pela casa derrubando refrigerante nos tapetes ou subindo nos sofás e estantes da anfitriã. Os mais velhos, nos quais eu me incluía, geralmente ficavam do portão pra fora, brincado, jogando, fofocando ou mesmo treinando algum passo novo de alguma dança da moda (eita, a lambada).


Os preparativos começavam antes mesmo do mês de dezembro. Uma das tias se encarregava de fazer uma lista com todos os pratos típicos da época: peru, lasanha, arroz a grega, farofa, salpicão... e depois ligava para as famílias para saber o que cada uma se responsabilizaria em levar. Cada família, na verdade, já tinha um prato tradicional, tipo a lasanha da fulana, salpicão da beltrana... tudo já pré-organizado na lista.

Eu agora confesso que desde muito pequena sonhava em fazer parte da “lista” e de tudo que ela representava pra mim. Achava lindo quando alguma tia ou tio casava e passava a levar um prato diferente para a festa. Eu, bobinha, pensava: “Um dia terei o meu prato”. O sonho ficou e eu fui embora pra São Paulo, onde nem de longe a festa de Natal parecia com a de minha infância.

Depois que voltei as festas já não eram como antes, os primos da minha idade já haviam casado ou ido morar fora e os “pivetes de antes” tomavam conta da entrada da casa. Eu me sentia deslocada... Nem tão velha, nem tão nova!
Há mais ou menos uns três anos resolvi “aprimorar” meus dotes culinários. Aprendi a fazer um creme de uva. Como meus pais e irmãs gostavam e pediam para eu fazer sempre, resolvi leva-lo para que meu avô e tias o experimentassem, na Semana Santa. Quem mais gostou do doce, no entanto, foi meu primo mais novo.

Depois o meu doce de uva foi requisitado- inclusive por minha tia que apesar de estar sempre de regime, comia uns três a quatro pedaços da guloseima- para a sobremesa do Dia dos Pais e depois, pasmem, PARA O NATAL!!!
O meu nome fazia parte da lista de natal!

Naquele ano ligaram para o meu celular confirmando se eu levaria o doce e mais: outras tias ligaram perguntando se eu poderia fazer um outro doce para elas.
Apesar de já ser formada, pós-graduada, trabalhar desde o 3º semestre de faculdade, ter casa e carro, só aos vinte e poucos anos fui realmente reconhecida adulta, emancipada da família de meus pais e ainda considerada responsável e digna de assumir responsabilidades perante as outras famílias (claro que tudo isso no meu entender!!!).

Este ano a festa de Natal será num buffet e está sendo organizada por meu primo maravilho, que herdou ou tomou para si, da antiga anfitriã, a responsabilidade de reunir a família, mas que ainda nem era nascido no tempo das listas das grandes confraternizações... É o fim de uma tradição.

Sorte minha que conquistei a "emancipação" a tempo!

E viva o creme de uva!!!

Fica então a receita:

Creme de Uva

>1ª camada>1 pacote de biscoito champagne partido ao meio

>2ª camada>1 1/2 kg de uvas partidas ao meio, sem sementes (para as duas camadas)

>3ª camada (creme de leite condensado)>- 2 latas de leite condensado>- 4 gemas>- 2 latas de leite>* Levar ao fogo e mexer até formar uma papa

>4ª camada>- 2 xícaras de açucar>- 2 xícaras de nescau>- 2 latas de leite>- 1 lata de creme de leite sem o soro (colocar antes na geladeira para>separar o soro)>* Leva ao fogo todos os ingredientes (exceto o creme de leite) numa panela>grande para não derramar quando começar a ferver e quando a calda estiver em>ponto de fio, apagar o fogo e colocar o creme de leite.>

>5ª camada>Restante das uvas partidas ao meio

4 comentários:

  1. Nunca ia imaginar que levar o Creme de Uva pra ceia significava tanto:)

    Pra mim, o creme de uva só tem um defeito: as uvas:P

    ResponderExcluir
  2. Eu era a raposa, você as uvas, mas agora, o natal já não é mais o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro pra dizer q o q mais doeu de ficar longe foi a imensa saudade q eu sinto de ti, Amo-te Bi ;D

    Em segundo essa sua história familiar é ótima, poxa como vc é como posso dizer...olha pras situações com um encanto, q no meu entender só o Vinícius- ele mesmo - o de Morais.

    Você é encantadora :*

    ResponderExcluir
  4. Sirsi, o post Voe por todo o Mar refere-se ao irmão de um ex aluno meu e amigo, q suicidou-se dia 16 de dezembro (tiro na cabeça), ficou em coma até o dia 18 de dezembro quando chegou a óbito, o enterro foi dia 19 e ele completou ano ou melhor completaria dia 22 de dezembro e ontem e hoje é Natal né? ai vc imagina. Ontem a irmã dele me agradeceu os scraps, a força e tal. Mas tô preocupada com o outro irmão dela q foi meu aluno pk éle é bem fechado, e isso me preocupa, mas ele tá levando e a família tb. Foi isso prima, foi 2 dias depois do casamento de minha amiga. Essas são as novidades amargas por isso escrevi aquele post.

    Fica bem, se cuida. Bjuss, saudades.

    Eu é q tava com saudades de vcs, obrigada.

    ResponderExcluir