sábado, 26 de abril de 2008

No meu tempo

Este fim de semana, durante a nossa conversa, Mário pe confidenciou que a Lili tem passado muito tempo na frente do computador.
-Olha, eu sei que é importante fazer pesquisa, pegar música, fazer amigos... mas não entendo porque Ela não combina com as amigas pra vir brincar aqui em casa. No meu tempo...
Quanto Mário soltou a frase saudosista eu percebi que realmente já estava envelhecendo.
Naquele dia não consegui para de pensar naquele assunto e, aos poucos, fui recordando como eram as brincadeiras do meu tempo.

Andar de bicicleta
Que família em sã consciência vai deixar uma criança andar de bicicleta por entre tntos carros e, principalmente, tanta violência e insegurança???

Pular elástico
To fora!
Pular elástico dá varizes e só hoje eu seu quanto me custou cada um daqueles “ Entra, pisa, escancha e sai”.

Pular corda
Sempre que me lembro das brincadeiras de pular corda lembro das pernas de minhas amigas- e as minhas também- todas marcadas com hematomas. Lembro também de uma vez que uma amiga errou a hora de pular e pisou na corda. Como resultado ela caiu de boca no chão e quebrou os dois dentes da frente.
Hoje ela está muito bem e, apesar do “defeitinho”, esta casa e com filhos. No sorriso, apenas as amigas de infância conseguem detectar a lembrança daquele dia. Verdade seja dita: o dentista fez um excelente trabalho!

Pega varetas
Em casa eu gostava muito de brincar de pega varetas, principalmente com a minha irmã do meio, que sempre perdia, tadinha. Ela jogava bm facinho pra mim e eu, mais esperta, sempre dificultava as coisas pra ela, sem contar as inúmeras vezes que eu dizia que a coitada tinha mexido sem ter ou os vezes que eu mexia sem ela ver... Ter irmã mais nova é bom por isso!!! Mas ela sempre acabava se machucando nas pontinhas e ia chorar pra mamãe... Fora a vez que minha irmã enfiou a vareta na boca e... hum, brincadeira perigosa!


Cantigas de roda
Pesquisei na Internet e achei a letra de algumas cantigas de roda

ATIREI O PAU NO GATO

ATIREI O PAU NO GATO TO

MAS O GATO TONÃO MORREU REU REU

DONA CHICA CA

ADMIROU-SE SE

DO MIAU, DO MIAU

QUE O GATO DEU

MIAU…



Gente, que judiação???
E a sociedade protetora dos animais???
Sem mais comentários!!

MARCHA SOLDADO


MARCHA SOLDADO

CABEÇA DE PAPEL!

QUEM NÃO MARCHAR DIREITO

VAI PRESO PRO QUARTEL.

O QUARTEL PEGOU FOGO

A POLICIA DEU O SINAL

ACODE,ACODE, ACODE

A BANDEIRA NACIONAL.



Acredito que todos os soldados deveriam entrar com uma representação contra esta música... Aliás, o corpo de bombeiros também!

CIRANDA


CIRANDA, CIRANDINHA,

VAMOS TODOS CIRANDAR,

VAMOS DAR A MEIA VOLTA,

VOLTA E MEIA VAMOS DAR.

O ANEL QUE TU ME DESTE,

ERA VIDRO E SE QUEBROU,

O AMOR QUE TU ME TINHAS,

ERA POUCO E SE ACABOU.

POR ISSO MENINA AGORA

ENTRE DENTRO DESSA RODA,

DIGA UM VERSO BEM BONITO,

DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.



Ai, me poupe!
Que musiquinha é essa que relaciona o valor de um presente com a intensidade de um sentimento????
Anel de vidro que se quebrou e o amor que tu me tinhas??? A menos ensina a conjugação correta do verbo, mas também é só.
E depois de descobrir que o amor tinha se acabado, a pobre menina desiludida diz um versinho e vai embora ... o que é isso???
Que tipo de mulher pode ser criada com esses valores????
Uma mulher assim... tipo ... Eu!!!!

Bom, o certo é que depois de muito pensar, voltei no dia seguinte com um presente enorme para dar a minha amiguinha, certa de quel estaria fazendo um grande bem para aquela futura mulher... e tamanho foi o meu susto quando ela, depois de me dar um abraço de quebrar costelas, agradeceu o presente e me pediu pra explicar como se jogava amarelinha.
- Amarelinha, Lili?
-É tia. Igual antigamente. A senhora não brincava de amarelinha??
Um pouco contrariada respondi que sim e me propus a explicar a brincadeira. Para meu espanto ela achou a brincadeira “o maior barato”.
Claro que eu sabia que ali tinha dedo do Mário, mas quem se importa...E, naquele dia passamos a tarde inteira brincado... de Amarelinha.
Sobre o presente ela nem sequer quis saber, mas só por desencargo de consciência, comprei pra ela um “Banco Imobiliário”, pra no futuro ela saber comprar o anel e o poema que quiser.


Bobagem a minha?
Não, só despeito
!



AMARELINHA

Hoje brinquei de amarelinha
No piso da cozinha
Coisa estranha, na idade minha!?
Coisa da pequena minha sobrinha.

-“Brinque comigo tia,
Imagine uma amarelinha
Nestes quadrados da cozinha...”

-“A tia não tem tempo
Arrume outro divertimento
Que não seja amarelinha
No piso da cozinha.”

Criança é bicho levado
Imagina um circulo no quadrado,
E você tem que também imaginar
Se quiser também brincar.

Começa nós duas a pular
E o quadrado se transformar
Logo dá forma de amarelinha
Coisa da minha sobrinha

O que ela fez com minha mente
Deixei-me levar toda contente
Reaprendi a brincar de amarelinha
Tal qual minha sobrinha
Que pro meu descompasso não ligou
E entre aplausos me animou

Quiséramos ser como criança
Que muitas coisas imagina
E põe em prática a sua infância
Que ao seu redor tudo ilumina
Tal qual num quadrado da cozinha.

Angel
http://solidaoedepressao.spaceblog.com.br/

4 comentários:

  1. Sirsi...Ameeeeeeeeeiiiiiiiii o texto, a Lili e o Mário.
    Poxa, nunca pensei nas brincadeiras de crianças por esse prisma tão lúdico e crítico ao mesmo tempo rsrs. Eu confesso que tb trapaçeava no pega vareta kkkk.

    Adorei saber dos seus instintos de criança, e como de costume sua prosa é tão rica que me pergunto se é tudo verdade verdadeira ou se é verdade inventada, dá-lhe Sirsi.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem coragem de assumir que roubava de uma criancinha tão meiga, delicada e inocente como eu:P

    ResponderExcluir
  3. Como estás, dona Fábia?? Adoro essas musiquinhas, mas ultimamente minha "nova" paixão é o repertório do Balão Mágico... rsrs. Dois sobrinhos recém-nascidos, sabe como é, né? kkkkk. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. oLÁ fÁBIA,
    fIQUEI MUITO EMOCIONADA EM VER
    MINHA POESIAEM SEU BLOG. "AMARELINHA",
    EU NÃO SABIA QUE MINHAS POESIAS
    JÁ ESTAVAM FAZENDO SUCESSOS POR AI,
    HOJE ME DEPAREI COM VÁRIAS DELAS,SEM NENHUMA REFERÊNCIA, SEM AUTORIA, E VOCÊ FOI UMA DAS POUCAS PESSOAS QUE COLOCOU REFERÊNCIA, ME SENTI QUANDO UMA MÃE PERDE UM FILHO,E VOCÊ ME DEU DESEJO DE CONTINUAR MEU TRABALHO, ACHEI LINDA
    A POESIA DA FORMA COMO FOI COLOCADA
    BEIJOS.
    SOLIDAOEDEPRESSAO/angel.

    ResponderExcluir