domingo, 6 de março de 2011

50% Pernambucana


Meu pai é pernambucano, lá de São Lourenço da Mata.

Veio a Teresina trabalhar na antiga Agrovete e foi um dos primeiros professores do curso de Medicina Veterinária da UFPI. Hoje é um grande nome da reprodução animal no estado... se não for o maior do Piauí.

O certo é que ele conheceu a mamae e resolveu ir ficando por aqui, mesmo morrendo de saudades do sotaque carregado "do povo dele".

Assim como ele, outros tantos pernambucanos, encantados com o Piauí, se reunem no carnaval para ouvir muito "oxente" e "vice" e relembrar as ladeiras de Olinda e as cores e a musicalidade do Recife Antigo.

Se lá eles tem o Galo, aqui a gente entra na folia pernambucana ciscando atras do Capote da Madrugada.

Esse ano a Bri foi conferir o original, mas o resto da familia...


Pernambuco ganhou uma! Senti falta do meu parceiro, meu cumplice, meu primo/irmão Quinho, que num aguentou de saudade e voltou pra bela Olinda... tadinho, hora dessas ta lá, o pobre, lutando pra subir ladeira cantando por cima:

"Voltei, Recife

Foi a saudade

Que me trouxe pelo braço

Quero ver novamente "Vassoura"

Na rua abafando

Tomar umas e outras

E cair no passo"


(Continua aquele esquema: qualquer coisa, a mesma coisa! Primo).

Este ano entrou então em ação o Yure, meu oto priminho/irmão amado, que tem se mostrado um parceirão. (Bem que eu disse, né Fio)!

E é isso, vem pro meu blog um pedacinho desse pernambuco que eu amo e conheço desde bem titininha. Terra das praias lindas, terra de gente porreta, onde estão vôinho, vóinha, tios, tias, primos, sobrinhos meus...

...e de onde vem meus cachos

meu sorriso

e outros 50% de mim!

E é por isso que todo ano eu to no bloco e ja sei cantar de cor...


Hino do CAPOTE DA MADRUGADA

Capote na Madrugada
Piuizando todo o Pais
Capote da Madrugada
Pernambucanamente Feliz

O Capote não dorme
de noite, de dia, na madrugada
Sai pra namorar bicar as capotinhas
Diz que vai ciscar em toda Teresina
E que só termina quando o sol raiar

Capote na Madrugada
Piauizando todo o Pais
Capote da Madrugada
Pernambucanamente Feliz


O som do “P” do Pernambuco

é o mesmo som do “P” do Piauí
Capibaribe, Beberibe, Parnaíba e Poty
Se lá tem Pitomba e Jambo
Aqui tem Cajú e Pequi



Capote na Madrugada
Piauizando todo o Pais
Capote da Madrugada
Pernambucanamente Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário